top of page

Cirurgia Metabólica
(Bariátrica)

Emagrecer não se trata apenas em se enquadrar em um padrão estético, mas sim de qualidade de vida e saúde. Comprovadamente a obesidade é como “viver inflamado”:  as células adiposas têm em torno delas uma “coroa de macrófagos”, isso já indica que há uma inflamação bem acentuada nesse local. A obesidade também aumenta outros marcadores inflamatórios como Citocinas pró-inflamatórias, Cortisol, Leptina, IL-6 e TNF-a. Aumenta também frequentemente a Insulina, desenvolvendo o quadro de Resistência à Insulina (RI). Diminui os níveis de citocinas anti-inflamatórias (como a adiponectina) que protegem o músculo cardíaco e diminui a RI. Então a obesidade está relacionada a: infertilidade, DM2, estetose (gordura no fígado), dislipidemias, cânceres, AVC, hipertensão, cardiopatias, osteoartrite, apneia do sono, depressão, problemas ortopédicos, etc.

 

Até pouco tempo a indicação cirúrgica seria indicada para pacientes:

  •  Índice de IMC maior que 40 kg/m²;

  • Índice de IMC de 35 a 40 kg /m² associado à doenças;

 

A partir de agora, o procedimento está normatizado pelo CFM para os pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2.

 

Qualquer procedimento cirúrgico tem seus riscos, mas quando há indicação de submeter um paciente à cirurgia é porque os riscos relacionados à obesidade se sobressaem ao risco cirúrgico. Além disso, quando alguém tem indicação médica para se submeter a um procedimento cirúrgico, é porque já tem um histórico de obesidade há muitos anos, já foi acompanhado por muitos profissionais, fez diversos tratamentos, sem êxito. Para minimizar os riscos de perioperatório, é necessário o acompanhamento com profissionais atualizados, humanos para atenuar os riscos e prevenir deficiências comuns e específicas desse tipo de procedimento. Por exemplo, a queda de cabelo (comum no pós operatório), seria realmente por anemia ou falta de algumas vitamina? A nutrição capilar vai muito além de ferro e vitaminas do complexo B. Além disso, como evitar o reganho de peso? São questões que apenas um nutricionista preparado poderá lhe ajudar.

bottom of page